Alunos mais novos conquistam medalhas de Ouro nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática

A 41.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática ficou marcada pelo assalto ao pódio das medalhas feito pelos alunos mais novos, pois em cada uma das três categorias da competição, Júnior, A e B, houve estudantes a conquistarem uma medalha de ouro em ano de estreia no respetivo patamar. Tiago Gonçalves (6.º ano), da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Rafael Marques (8.º ano), da Escola Patrício Prazeres, e Tomás Faria (10.º ano), do Colégio Moderno, foram os alunos que conseguiram este feito. Estes alunos, se continuarem a participar, serão as grandes promessas dos próximos anos. Coincidentemente,todos são alunos de escolas de Lisboa.

Quem também leva para casa uma medalha de ouro é Rafael Inácio, da Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, em Aveiro, alcançando um feito até agora só conseguido duas vezes: uma medalha por cada ano de participação nos sete anos possíveis. O aluno do 12.º ano fecha assim a sua passagem pelas Olimpíadas em grande forma.

Esta edição também ficou marcada pela conquista de medalhas de norte a sul do País, começando em Faro, cidade que acolheu o evento, passando por Beja, Estremoz, Lisboa, Coimbra, Figueira da Foz, Aveiro, Porto, Guimarães, Viseu, Braga e Ponte de Lima.

O Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro, foi o anfitrião da competição que decorreu de 30 de março a 2 de abril. A cerimónia de encerramento da competição decorreu este domingo, 2 de abril, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, Campus de
Gambelas.

O evento contou com a presença do presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, José Carlos Santos, do reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, do presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, da diretora do Ciência Viva, Rosalia Vargas, da diretora do Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, Ana Paula Marques, de Hélder Pais, da Direção-Geral de Educação, e das várias dezenas de alunos participantes.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.ºe 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.

Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem estágios no projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar no Japão, em julho, as Olimpíadas da CPLP no Brasil, em maio, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão também no Brasil em setembro.

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do novobanco, do município de Faro, da Universidade do Algarve, da Altice e daTexas Instruments.

Páginas úteis:
OPM: http://olimpiadas.spm.pt/
Calendário das Olimpíadas 2022/2023:
2 a 13 julho de 2023: Olimpíadas Internacionais de Matemática – Japão
24 a 29 de maio de 2023: Olimpíadas de Matemática da CPLP- Brasil
9 a 16 de setembro de 2023: Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática – Brasil

Para mais informações, contactar:
Gabinete de Comunicação da SPM: Ana Figueiredo 933 478 494, imprensa@spm.pt
Coordenador Geral das Olimpíadas: Prof. Luís Merca Fernandes, 914 591 305, luism@ipt.pt
Responsável da Direção da SPM: Prof. Joana Teles, 919339262, jteles@mat.uc.pt

Conheça os vencedores: XLI OPM_medalhados_lista

VOLTAR